Como fazer um pedido flexível? Seguir
Com a mudança para nova Dash RH, você deve ter notado que a categoria de benefícios flexíveis não está mais disponível, no entanto, ainda é possível lançar pedidos flexíveis, nesse artigo vamos te ensinar como fazer isso, combinado?
Seções neste artigo:
Principais regras & Pat
De forma geral, na nova Dash RH, o que definirá a flexibilidade dos benefícios do colaborador é a configuração do grupo em que ele está cadastrado, porém, existem algumas regras.
Carteiras PAT não podem ser flexíveis, você pode adicioná-las no grupo, porém, uma vez que o saldo for distribuído para uma delas, não poderá ser redistribuído para outra categoria. Por exemplo, se o colaborador alocou o saldo no Alimentação, Refeição ou Refeição e Alimentação, não será possível movimentar para outra categoria.
Todas as categorias, exceto Refeição e Alimentação, que estiverem no grupo, serão flexíveis e o colaborador poderá distribuir o saldo livremente entre elas.
Como configurar o grupo corretamente?
Agora que você entendeu as principais regras, chegou a hora de configurar o grupo, vamos, lá? Lembrando que para os benefícios serem flexíveis, o grupo precisa estar configurado corretamente.
Acesse sua Dash RH, clique em Grupos, procure o grupo que deseja configurar e clique em Editar, avance para tela benefícios e selecione os benefícios que gostaria de incluir, lembrando que todos os benefícios incluídos serão flexíveis, exceto categorias PAT, clique em Avançar.
Na próxima tela, é importante definir os valores somente se você for fazer o pedido por grupo, caso não seja seu caso, você pode deixar as categorias zeradas.
Caso queira fazer o pedido por grupo, você pode optar por definir o valor total da carga em um único benefício, dessa forma o crédito será direcionado a ele e o colaborador, posteriormente, poderá distribuir o saldo para outra categoria.
É importante que você não defina o valor que deve ser flexível em uma categoria PAT, caso contrário, o colaborador não poderá movimentar o saldo creditado nela, ok?
Depois disso é só avançar até a tela final e clicar em concluir.
Como lançar o pedido?
Você pode lançar o pedido em qualquer formato, grupo, avulso, ou por planilha, caso tenha dúvidas de como lançar um pedido, recomendamos a leitura deste artigo: Como lançar um pedido na Dash RH?
Particularidades de cada formato:
Grupo: O pedido será creditado exatamente da forma como você definiu o grupo, se você definiu o valor total em uma categoria só, o saldo será creditado nela, mas o colaborador poderá movimentar o saldo (exceto carteiras pat) para qualquer outro benefício do grupo.
Avulso: O valor será creditado no benefício escolhido e o colaborador poderá movimentar o saldo para qualquer outro benefício incluído no grupo, lembrando que se você creditar em categoria PAT, ele não poderá movimentar.
Planilha: Os valores serão creditados conforme sua planilha, todos os benefícios incluídos no grupo serão flexíveis, exceto carteiras PAT.
Sabemos que a mudança pode gerar algumas dúvidas e estamos à disposição para te ajudar através do chat na sua Dash RH ou no e-mail clientes@swile.com.br, combinado?